Kaká e Cristiano Ronaldo foram os destaques da vitória do Real Madrid sobre a surpreendente equipe cipriotaFoto: AP
O Real Madrid se deu ao luxo de poupar jogadores titulares, nesta quarta-feira, para confirmar a classificação à semifinal da Liga dos Campeões. Em partida disputada no Estádio Santiago Bernabéu, o líder do Campeonato Espanhol voltou a golear o Apoel, desta vez, por 5 a 2, na volta das quartas de final. Destaque para o golaço marcado por Kaká no primeiro tempo.
O adversário na semifinal da competição será o Bayern de Munique, que eliminou o Olympique de Marselha nas quartas de final. Depois de confrontos disputados na última década, com 12 jogos, as duas equipes voltam a se encontrar após cinco anos. Na ocasião, o time alemão derrotou os espanhóis na fase de oitavas de final.
Em um jogo morno devido a vitória por 3 a 0 no jogo de ida no Chipre, o Real Madrid abriu mais dois gols de vantagem no primeiro tempo, com gol de Cristiano Ronaldo e um golaço de Kaká. Em uma etapa final agitada, o Apoel descontou com Gustavo Manduca, mas Cristiano Ronaldo voltou a balançar as redes no Santiago Bernabéu e marcou seu oitavo tento na Liga dos Campeões, se transformando no artilheiro da equipe na competição.
Nos minutos finais, o Real Madrid marcou mais dois gols, com Callejón e o argentino Di María, em um golaço por cobertura. O Apoel também fez mais um, com Solari em cobrança de pênalti. Assim, o time madrileno avança à semifinal da competição com invicto, com nove vitórias e apenas um empate.
Antes do começo da partida desta quarta-feira, foi respeitado no Santiago Bernabéu um minuto de silêncio devido à morte do ex-jogador José Maria Zarraga, campeão com o Real Madrid de cinco Liga dos Campeões entre 1956 e 1960.
A partida de ida da semifinal contra o Bayern está marcada para o dia 17 de abril, no Allianz Arena. O jogo de volta será dia 25 de março no Santiago Bernabéu. Se passar pelo time alemão, o Real Madrid vai enfrentar na decisão da Liga dos Campeões, dia 19 de maio, quem passar entre Barcelona e Chelsea em Munique.
No histórico de confrontos contra a equipe bávara pela competição, o Real Madrid leva desvantagem. Em 18 confrontos, o time espanhol venceu seis contra dez do Bayern, com dois empates. Os 12 jogos na última década marcaram uma grande rivalidade com do clube madrileno com o arqueiro alemão Oliver Kahn, considerado um dos jogadores mais detestados pelos seguidos do líder do Campeonato Espanhol.
O jogo
Com a classificação praticamente assegurada pela vitória obtida no jogo de ida no Chipre, o técnico José Mourinho deu descanso a vários atletas considerados titulares, entre Xabi Alonso, Özil e Benzema. Assim, o brasileiro Kaká ganhou mais uma oportunidade de começar como titular, junto com Varane, Altintop, Sahin, Granero e Higuaín.
O nível da equipe não caiu e o time espanhol começou sufocando o surpreendente Apoel, que começou o confronto no Santiago Bernabéu acuado. Aos 2min, Cristiano Ronaldo recebeu passe na esquerda e cruzou para Higuaín cabecear para defesa do goleiro Urko Padro. O atacante português tentou também fazer o seu, mas as finalizações aos 4min e aos 11min passaram longe do gol.
Sem nada em jogo, o Real começou a trocar passes no ataque e quase se complicou aos 18min. O atacante brasileiro Aílton saiu em contra-ataque, mas foi cortado por Sergio Ramos na entrada da área. A reposta da equipe mandante aconteceu aos 24min. Sahin cobrou falta na meia esquerda. Cristiano Ronaldo subiu mais alto no meio da área e cabeceou por cima da meta do time cipriota.
E assim como no minuto anterior, o Real Madrid criou mais oportunidade e abriu o marcador sem forçar o adversário. Aos 25min, Marcelo recebeu passe livre na ponta esquerda e cruzou para a área. Higuaín tentou desviar de cabeça na primeira trave, mas furou. Como o argentino atraiu a marcação da zaga do Apoel, Cristiano Ronaldo apareceu livre e desviou à meta aberta para colocar os donos da casa em vantagem.
O gol facilitou ainda mais para o Madrid, que com espaços no setor defensivo adversário, continuou criando oportunidades. Kaká teve a chance de ampliar aos 33min, mas fez o segundo do Real três minutos depois. Em jogada brasileira, o meia recebeu passe de Marcelo e finalizou colocado. A bola entrou no ângulo e o camisa 8 marcou um golaço no Santiago Bernabéu, ampliando a gigante vantagem no confronto de quartas de final.
Em jogada parecida com a do segundo, o Real Madrid quase fez o terceiro aos 40min. Kaká recebeu passe de Cristiano Ronaldo na entrada da área e finalizou cruzado. Desta vez, a finalização saiu baixa e acertou o pé da trave da meta adversária. Ao contrário do futebol mostrado durante toda a competição, o Apoel se mostrou assustado e quase que a zaga marcou gol contra após confusão aos 41min.
Com a larga vantagem no marcador, o Real voltou apenas para a etapa final apenas administrando o resultado. Mourinho aproveitou para sacar o brasileiro Marcelo e Higuaín para promover as entradas de Callejón e Di María. Nos primeiros minutos o único lance de emoção foi quando o zagueiro português Paulo Jorge perdeu três dentes após uma dividida.
E quando a partida parecia decidida, o Apoel colocou emoção no confronto. Aos 21min, depois de boa jogada trabalhada pelos atletas do time cipriota, o brasileiro Gustavo Manduca recebeu bom passe do compatriota Aílton para finalizar na saída de Casillas e diminuiu para o time visitante. Mesmo precisando de mais quatro gols em pouco mais de 20 minutos, a equipe de Nicósia se animou e passou a atacar o Real.
Casillas ainda evitou o empate após finalização de Charalambides. Porém, o Real Madrid conta com Cristiano Ronaldo. Aos 31min, o português cobrou falta lateral direto para o gol e marcou um belo no Santiago Bernabéu. Com o tento, o atacante português superou Benzema como artilheiro do clube na Liga dos Campeões com oito gols.
Em mais um contra-ataque, Callejón transformou a vitória do Madrid em goleada. Aos 33min, o meia-atacante espanhol invadiu a área pela esquerda após jogada individual e finalizou cruzado no canto do goleiro Urko para anotar o quarto do Real. Mas, valente, o Apoel descontou logo em seguida. O argentino Solari converteu pênalti e marcou o segundo do time cipiota.
Com o jogo e a vaga decidida, as duas equipes passaram a atacar e o Real Madrid marcou mais um gol, aos 38min. Di María avançou pelo meia da defesa adversária e finalizou com um toque de classe por cobertura, marcando um golaço e o quinto da equipe madrilena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário